* O design faz a diferença!

Trinta anos atrás, as empresas competiam em preço. Hoje em qualidade. Amanhã será no design".
Robert Hayes, professor, Harvard Business School


E o amanhã já chegou! É hora de acordar, arregaçar as mangas e encarar de frente.

Cabe as empresas se adaptarem ao novo mercado e modificarem suas estratégias produtivas e comerciais. Mas, ......como isso é possível?
Investindo em design, essa atividade que está tão na moda.

Ao contrário do que muitos possam pensar, design não é apenas desenhar produtos diferentes, que sejam "bonitinhos" e possam participar de algum concurso.

O design é uma ferramenta estratégica de fundamental relevância para todas as empresas.
É só observar as montadoras de carros e empresas de eletrônicos, principalmente, celulares. Para perceber o design tornou-se indispensável em qualquer segmento da indústria, inclusive a moveleira. Lendo algumas notícias, uma manchete me chamou a atenção: “Setor calçadista investe em design”.
Chamou-me a atenção porque o setor calçadista foi um dos grandes afetados pela valorização do real e a alternativa encontrada pelas empresas para driblarem a crise foi o desenvolvimento de produtos com mais conteúdo e maior valor agregado para atingir novos mercados e fugir da concorrência dos produtos asiáticos.

E por que não investir em design na indústria moveleira? Aliás, existem diversas fábricas de móveis que estão crescendo, mesmo com um cenário econômico difícil, porque acreditaram e investiram no design.
O design pode, além de modificar os produtos da empresa, abrir novos mercados, desenvolver a parte comercial, reestruturar a produção... resumindo proporcionar novas perspectivas para as indústrias de móveis. Será que alguém ainda tem alguma dúvida da diferença que essa palavrinha pode fazer dentro de uma indústria?