* Vamos Falar de Branding

O processo de construção de uma marca denomina-se branding.
Ele trabalha as impressões e a relação que o consumidor tem a respeito de um produto ou serviço, a imagem que ele passa e que ele apresenta na vida de quem o adquire.
Mais que um método específico, trata-se de uma maneira de pensar, uma filosofia, que pode ser entendida como inovadora por pensar no conceito e na fixação da marca.
Saber como, com quem e quando vai falar, conhecer as reais necessidades da marca, a fim de, construir (ou melhorar) sua imagem diante do seu público-alvo.
Grandes marcas sempre associam a garantia à qualidade, se a marca é realmente lembrada ela se torna ponto de referência para o consumidor.

Uma marca forte é requisito básico para competir e se sobressair no mercado dinâmico em que vivemos atualmente.
Utilizando os conceitos de Branding, podemos criar essa imagem forte para transmitir segurança e confiança ao consumidor.
Diante dos estímulos múltiplos que o mercado nos oferece hoje, pensar em branding significa, pensar em ação estratégica para melhor visibilidade da marca.
Com a entrada da computação, a estética passou a tomar o lugar da idéia e ficou estética pela estética, sem muito conceito.

Com a globalização, a necessidade de se comunicar com o consumidor passou a ser mais latente, visto que, com toda tecnologia a dispor das pessoas, fez com que cada vez mais os clientes se tornassem mais exigentes.
Muito exigível no mercado atual é ousadia e inovação, é fazer com que o consumidor verdadeiramente olhe para a sua marca, seja por divulgação através de panfletagem (dependendo do seu target) ou por ação viral na internet, o que importa é que sua marca seja vista e lembrada, sempre, associada à qualidade e credibilidade.
Atualmente para uma empresa, é vital possuir, marca, design, branding e estratégia.

Muito mais que nome, uma empresa precisa de conceito, de um logo que marque, não precisa ser demasiadamente explicado, necessita ser entendido com facilidade por quem o perceber, na intenção de que ocorra uma associação da marca com conceito dos seus produtos e/ou serviços.
Existem hoje, empresas (agências) que só trabalham com desenvolvimento de branding, não só na intenção de posicionar determinada marca, mas de realizar um planejamento, pra que, tanto a marca quanto o conceito sejam lembrados pelo consumidor, e assim, posicionar de maneira qualitativa a idéia que a empresa pretende passar, associada a um trabalho de design que seja fácil de ser entendido e que seja associável aos conceitos, serviços da marca e aos sentimentos do consumidor, na busca por despertar a real necessidade deste consumidor.

Muitas vezes um pequeno elemento da marca nos remete ao produto, a exemplo disso temos: o M do Mc’Donalds, o símbolo da Nike, a maçã da Apple, as orelhas do Mickey Mouse (que tornou símbolo da marca de vários produtos), o hp da marca de computadores HP, o M da Motorola, o S da Sadia, a moça do Leite Moça, dentre inúmeros outros que fixaram sua marca com boas associações do consumidor, criam necessidade e possuem elementos fáceis de serem lembrados.

Branding está associado à memória, a clareza e facilidade de se entender uma marca, o planejamento de branding tem crescido cada dia mais diante das necessidades do mercado, aliado a sua constante mutação e inovação, sempre pensando nos anseios de seus clientes. Branding vai estudar além da criação de um logo, vai estudar o mercado, procurar fixação, declarar conceito e demonstrar qualidade.Associar: logo que marca, desejo/necessidade, consumo, marca, design, planejamento, e administração, estamos falando de branding.
Mayara Adélia Lira