Design

O que é Design?

Muitas são as discussões com referência a terminologia correta para definir o design, uma vez que esta profissão teve início no Brasil por volta da década de 50 com as primeiras escolas de desenho industrial, porém, devido a questões legais que impediam a utilização de terminologias inglesas como o design, por exemplo, estas passaram a adotar a nomenclatura “desenho industrial”.

Atualmente no Brasil encontram-se, tanto cursos de graduação em desenho industrial, como cursos de graduação em design, sendo que o profissional formado em design recebe o nome de designer e o profissional formado em desenho industrial recebe o nome de desenhista industrial.

Em resumo, o termo design possui o mesmo significado do termo desenho industrial, ou seja, projeto, reflexão, significa atuar em todas as fases de desenvolvimento do produto com intuito de reduzir, além dos custos de fabricação, o impacto ambiental potencializando as características funcionais e estéticas dos mesmos.Já faz alguns anos que as empresas deixaram de competir apenas por preço e qualidade, atualmente o posicionamento estratégico de uma empresa perpassa pelo termo design, seja pela sua comunicação visual seja pelo seu produto.

“Coincidentemente” as empresas líderes em seus segmentos são aquelas que fazem uso do design no processo de gestão de seus produtos, oferecendo redução no custo de produção, qualidade e inovação.

Quando observamos a beleza de determinado produto, seja ele qual for, costumamos fazer referência ao seu “design”, porém este termo representa bem mais do que agregados estéticos design significa projeto, planejamento, criatividade e organização metodológica.Infelizmente é freqüente encontrar profissionais de áreas correlatas se intitulando “designers”, uma vez que é necessário ser graduado ou pós-graduado em uma escola de design ou desenho industrial para obter tal título.

Assim sendo deixo um questionamento, estes mesmos profissionais que se valem desta terminologia inglesa, o fariam se o termo adotado em nosso país fosse “desenhista industrial”?
Qual o reflexo do design na indústria? De acordo com Peter Drucker (1994) “Há apenas duas funções importantes em negócios: marketing e inovação; todo o resto é custo.”

Para que uma empresa seja inovadora é necessário que possua uma equipe interdisciplinar, envolvendo marketing, desenvolvimento de produtos e engenharia de produção, onde serão geradas as idéias que, posteriormente, serão transformadas em especificação de projeto, para orientar o desenvolvimento e dirigir o controle.Segundo Smith (1991), pesquisas comprovam que, de 70% a 90% dos custos do ciclo de vida do produto já estão comprometidos com as decisões tomadas até o final do projeto do produto, ou seja, o projeto conceitual de um produto deve ser bem elaborado de início, para evitar os elevados custos de modificações em estágios avançados do desenvolvimento. Cerca de 40% de todos os problemas de qualidade podem ser associados a projetos deficientes.

Os dados acima comprovam que disciplinas como Metodologia do Projeto e Ergonomia, ministradas nos cursos de graduação em design, são de suma importância, pois pregam o investimento em pesquisa e não em readequações projetuais por meio de erro e acerto.Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) evidencia que 68% das empresas de pequeno porte ampliaram suas vendas após introduzir técnicas de desenho em seu processo de gestão.

A mesma pesquisa evidenciou uma queda de 45 % nos custos produtivos de micro-empresas que agregaram valor estético e funcional aos seus produtos, ou seja, design não é supérfluo, é vital!
Autor: Professor Daniel Quintana Sperb


A história do Design

Essa é uma área do conhecimento que investiga a evolução do design.
Os historiadores do design costumam enfocar as várias profissões que compõem a atuação dos designers, considerando a sua tradição e história antiga.

Embora seja raro que um historiador do design se dedique à história do design como um todo, considerando que o termo é muito abrangente e se mistura com a própria história da cultura material.
É mais comum que existam historiadores de áreas específicas do design, e até uns de áreas mais especializadas como por exemplo: "história da tipografia brasileira", etc.
Atualmente historiadores tem considerado cada vez mais o design marginalizado no passado, englobando o
design vernacular ou aquele dos objetos criados por não-designers. Além, é claro, da variedade de enfoques e atuações dos designers em diferentes países.
No entanto, a maior parte da bibliografia sobre a história do design se concentra na fase do
design moderno, iniciando-se com a Revolução Industrial do Século XIX.

Por que investir em Design?

A concorrência entre empresas no mercado nacional e internacional está cada vez mais acirrada. Em meio a tantas opções, o consumidor busca produtos com melhor preço, qualidade, estética e funcionalidade.
O design é um fator de extrema importância na conquista deste consumidor.Possuir uma identidade visual adequada faz com que as pessoas associem os produtos com a marca da empresa.
A empresa que utiliza o design é vista como moderna, inovadora e está de acordo com as tendências mundiais. Ter uma imagem positiva no mercado, que transmita as pessoas uma idéia de solidez, organização, confiabilidade e qualidade é fundamental para garantir o sucesso de uma empresa.
O design é, portanto, também uma poderosa ferramenta de marketing.
O cliente comeca a ser conquistado através da estética, quando olha o produto pela primeira vez e este se destaca em relação aos concorrentes.
Em um segundo momento o mais importante passa a ser a funcionalidade.
Os produtos com bom design, além de bonitos, são seguros, confortáveis, fáceis de usar e de manutenção simples, o que estimula os consumidores a comprarem mais produtos da mesma marca e também a indicarem esses produtos a seus amigos.

Design Estratégico

Design estratégico é a aplicação de princípios de design orientado para o futuro a fim de aumentar as qualidades inovadoras e competitivas de uma organização.
Suas bases estão na análise das tendências internas e externas e dados, que permite decisões de projeto a ser feita com base em fatos e não a estética ou a intuição. Como tal, é considerada como uma forma eficaz de ponte de inovação, investigação, gestão e design.
A disciplina é maioritariamente praticado por agências de design ou por departamentos internos de desenvolvimento. Empresas são os principais consumidores de design estratégico, mas os setores público, político e sem fins lucrativos também estão fazendo uso crescente da disciplina.
Suas aplicações são variadas, mas muitas vezes visam fortalecer uma das seguintes opções: branding de produtos, desenvolvimento de produtos, identidade corporativa, identidade visual corporativa e prestação de serviços.
Desenho estratégico tornou-se cada vez mais crucial nos últimos anos, como empresas e organizações competem por uma fatia de mercado global e acelerado de hoje.

Se não soubermos para onde estamos indo, qualquer caminho é o correto. Temos que definir exatamente o que estamos vendendo para o mercado, quais são os fatores chaves de sucesso, variáveis internas e externas, enfim, verificar que produto nossa empresa pode oferecer, qual produto o mercado gostaria de ter e principalmente, onde podemos chegar de forma sustentável nesse momento? Essas respostas geralmente são dadas ao setor de marketing da empresa em conjunto com a direção da empresa. A grande vantagem de aplicarmos o design nessa etapa, é que ele consegue dar visualidade a conceitos intangíveis como “nosso serviço tem que ser sofisticado”. Aquilo que se pode ver é muito mais fácil de comunicar e comunicar pela instituição e conseqüentemente, terá mais sucesso.
  • 2- Posicionamentos de Marca
Agora que sabemos onde queremos chegar e qual o posicionamento de mercado que vamos adotar, podemos dar nome e forma ao personagem que será o protagonista da nossa história: Nossa marca. Tudo que fizemos, tudo que temos, enfim toda a nossa energia é percebida pelo mercado como nossa marca. É um ativo intangível e precioso.
  • 3- Design de produto
A estratégia e posicionamento de marca vão GUIAR o design do produto. Resumidamente, as idéias, painéis conceituais, elaboração de esboços, modelos de estudo, mock-up, protótipos, desenvolvimento de materiais, lotes pilotos e testes de produção, todas essas ações tem que ser coerentes com as diretrizes estabelecidas previamente.
  • 4- Plano de comunicação
Somente agora que temos uma proposta de valor, testada e aprovada, podemos comunicar isso ao mercado. A comunicação abrange todas as partes de mídias, site, catálogos, pesquisas,... enfim experiências que o consumidor vai ter com a marca. Note que COMUNICAÇÃO é uma estrada de duas vias: Não basta apenas falar, é preciso escutar para então dialogar.
  • 5- Ciclo virtuoso e evolução gradativa
As empresas Brasileiras tem culturalmente a percepção de que a inovação é algo caro e arriscado. Realmente, existe um risco, mas ele pode ser calculado. O design estratégico tem na sua essência a evolução gradativa, a famosa “matriz bcbg” ou seja, ofertar um mix de produto que tenham produtos inovadores, que vão comunicar sua imagem de marca, e produtos mais simples que garantirão sua sustentabilidade financeira. Com isso, cria-se na instituição um ciclo virtuoso, que permite a sustentabilidade da instituição e o crescimento de toda a cadeia em volta da empresa.

A realidade Brasileira

Até 2010, apesar de louváveis tentativas, não existe ainda um órgão regulamentador das atividades dos profissionais de design no Brasil que se equiparem aos de arquitetura, por exemplo, (embora seja enquadrada como atividade técnica fiscalmente...). No livro de Lucy Niemeyer, Historia do design no Brasil: origens e instalações, podemos identificar o quão novo é essa atividade. Além disso, o próprio povo brasileiro traz em sua matriz cultural “cópia dos países europeus”. Porém após os diversos efeitos decorrentes da crise financeira mundial de 2009 essa realidade vem sofrendo alterações mais significativas, dando destaque mundial ao design Brasileiro e fomentando o uso do design nas instituições brasileiras.

Conclusão
Uma empresa visa a dar lucro sustentável, e para tanto, existem várias respostas. Qual delas é a correta? A resposta a essa questão se dá com outra: O processo que a sua instituição está utilizando hoje está dando resultado lucrativo, saudável e sustentável? Se a resposta for sim, essa é a correta para você. Se a resposta for negativa, bem, uma delas poderá ser o design estratégico.

Fonte: Wikipédia - Enciclopédia Livre