Apesar do título, esse artigo não é para discutir nomenclatura, se é logomarca, marca, logotipo, etc, apesar de eu concordar com a Ana Luísa Escorel em seu livro, O Efeito Multiplicador do Design, que o termo logomarca é errado.
Esse artigo é sobre a estratégia de uso de Logotipo (apenas texto) ou Símbolo/Signo Gráfico para representar uma marca, produto ou serviço.
Qual estratégia é melhor?
Quando usar uma ou outra?
Em linhas gerais, utilize um símbolo ou signo gráfico quando:
· Seu nome for muito genérico, não traduz bem o posicionamento da empresa ou é fraco em personalidade.
· Precisa de um emblema no produto (como um tênis, por exemplo).
· É preciso ligar subsidiárias à matriz e por algum motivo não se pode ou não se quer utilizar nomes.
· Tem ou pode investir em uma mídia abrangente, que ensine o público o que o símbolo significa.Escolha um logotipo quando:· Seu nome for moderadamente diferente mas não ainda uma palavra familiar.
· Desejar associar produtos ou filiais com a matriz mais claramente e diretamente do que um símbolo permite.
· O investimento em comunicação for limitado e deve focar no reconhecimento do nome.
De qualquer forma, o uso de um logotipo ou um símbolo tem que estar de acordo com conceitos estudados pelo designer gráfico e com a estratégia da empresa.
Até por isso, vemos várias marcas tendo seus elementos visuais alterados de tempos em tempos, para atingir os resultados desejados muitas vezes por mudança de estratégia interna, novas mídias, entre outras.
Pedro Assumção