“Bom dia! Em que posso ajudar?” Esta é uma das mais freqüentes frases utilizadas ao ofertar algo para um consumidor potencial. Mas como medir a qualidade das perguntas feitas ao seu cliente?
Para construir uma rede de relacionamento estável com os clientes de uma empresa é necessário ter o interesse pelas necessidades, desejos e motivações do consumidor, o marketing e o seu planejamento de atendimento não buscam somente fechar uma venda, mas satisfazer as pessoas. Escutar o que o cliente quer, precisa, sugere e reclama é uma prática fundamental num mercado cada vez mais concorrencial.
O vendedor sempre é mais valorizado quando dedica atenção especial para apresentar o que o cliente realmente deseja, toda boa resposta do cliente é conseqüência de uma boa pergunta do vendedor, a pergunta e a apresentação de um produto deve ser estimulante.
O melhor momento de abordar o comprador nem sempre é o momento em que ele coloca o pé na loja, toda pessoa interessada num produto, depois da vitrine, entra curiosa na loja a procura do “objeto desejado”, quando o encontra se projeta sobre o produto em busca de detalhes, é quando o vendedor pode abordar o potencial consumidor.
O vendedor nunca deve questionar a escolha do cliente, e sim de mostrar o que há de melhor e jamais criticar livremente a concorrência. As pessoas não querem somente comprar, mas também pertencer e serem bem atendidas.