A embalagem é o principal elo de ligação e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. Através dela o consumidor identifica, escolhe e usa o produto. A partir dessa experiência, ele julga se este o agradou ou não e, o mais importante, se o consumiria novamente.O design de embalagem agrega valor aos produtos ao adequá-los de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e definir seu posicionamento correto no mercado.Os valores mais facilmente perceptíveis gerados pelo design são: proteção ao produto, praticidade, conveniência, facilidade de uso, conforto e segurança. Esses atributos podem ser potencializados pela embalagem graças ao seu alto poder de comunicação. O design traz valores emocionais ao produto, que também acabam tendo reflexos práticos e bastante objetivos como percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e, principalmente, fidelidade à marca.
Diferencial competitivo
Cada vez mais competitivo, o mercado está gerando um número excessivo de produtos semelhantes, com a mesma tecnologia, o mesmo preço, o mesmo desempenho e as mesmas características. Essa avalanche de opções acaba confundindo o consumidor que tem dificuldade em perceber as diferenças entre elas e em atribuir o seu devido valor. Além disso, quase 90% das empresas não fazem grandes investimentos em comunicação de massa devido a seu alto custo.Nesse sentido, o design de embalagem e as estratégias de branding passaram a ser os grandes diferenciais de um produto ao criarem o impacto visual necessário para a sua identificação no ponto-de-venda. O design de embalagem não apenas atrai o consumidor, mas também estabelece um contato emocional com ele.Vencendo a batalha da inovação e da diferenciação, o design cria uma personalidade capaz de conquistar a fidelidade do consumidor.
Design: retorno garantido
Estudos realizados pela CNI - Confederação Nacional das Indústrias, indicam que 75% das empresas que investiram recentemente em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% dessas empresas também conseguiram reduzir os seus custos. O mais importante é que não houve registro de nenhuma empresa que tenha investido em design de embalagem e que tenha sentido queda nas vendas.
Soluções para grandes, pequenas e médias empresas
Não é de hoje que as grandes corporações e as marcas de alta visibilidade investem em design e obtêm resultados expressivos na conquista da preferência do consumidor.Recentemente, as pequenas e médias empresas também perceberam que podem e devem investir em design para serem competitivas. Mais do que isso, perceberam que design não é um serviço de luxo, mas sim, trata-se de um serviço altamente especializado, com uma ótima relação custo x benefício e que pode ser facilmente incorporado ao seu cotidiano.Seja para uma empresa de grande, médio ou pequeno porte, no ponto-de-venda todas elas têm o mesmo acesso ao consumidor e aquela que investe em design de embalagem tem mais condições de se destacar e se tornar uma marca vencedora.
O consumidor prefere um produto de bom design
Uma pesquisa realizada pelo Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE constatou que "além de praticidade, o consumidor atual busca travar uma relação emocional com a embalagem; ele espera ser seduzido por ela no ponto-de-venda". A pesquisa mostrou ainda que, entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais bonita, atraente e prática, inclusive estando disposto a experimentar uma marca nova se a sua embalagem possuir essas características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da auto-estima do consumidor.