Acabamento
É o processo de finalização de um produto gráfico.
Adesivo
Papel, plástico, metal, etc.
Qualquer tipo de material que possa ser impresso habilitando a possibilidade de fixação em qualquer uma das faces.
Adesivo de dupla face
Ver o adesivo. (fixação em ambas as faces).
Aerógrafo
Formato semelhante de uma caneta tinteiro e funcionando à pressão.
Este instrumento borrifa tinta por meio de ar comprimido.
Ângulo de retícula
Para a melhor ilusão de tom contínuo (resolução), é utilizado um determinado ângulo para evitar o efeito moiré.
Animação em 2D
Utilizando frames por segundo, a animação em 2D é desenvolvida com apenas dois eixos de trabalho. Mas um animador experiente poderá desenvolver animações em 3D (utilizando recursos 2D) através de efeitos com luz e sombra.
Animação em 3D
Através de programas que incorporam a aplicação dos três eixos X, Y e Z, um objeto tridimensional pode ser modelado e animado com os recursos CAD (Computer Aided Design).
Ante-rostofalsa-folha de rosto
localizada em grande parte dos livros que precede o título da obra.Anúncio Mídia impressa utilizando recursos publicitários.
Anúncio cooperado
Anúncio com custo dividido e com objetivos similares de empresas. Um exemplo são os anúncios de lojas de varejo.
Arte
Produto do trabalho do profissional ligado aos meios de expressão: design, fotografia, ilustração, etc.
Arte final
Finalização de um trabalho destinado à produção gráfica. Preocupação com formas, cores e tipografia para reprodução em série.
Background
Fundo de uma determinada composição. Ou último plano de uma composição.Balcão de degustação Stand que apresenta um novo produto através de um promotor ou demonstrador de vendas.
Bandeirolas
Cartazes pendurados tipo “varal” para decoração de ponto-de-vendas.
Banner
Propaganda desenvolvida por mídia impressa ou digital que tem como objetivo anunciar um produto ou serviço específico. Encontrada freqüentemente na Internet.
Bitmap
Extensão (bmp) utilizada por alguns programas que determinam uma imagem gráfica formados por pontos chamados pixels.
Brainstorming
Tempestade Cerebral – Técnica utilizada para a formação de idéias.
Discussão em grupo que tem como objetivo determinar associações sobre um problema proposto.
Briefing Informações sobre o produto ou objeto a ser trabalhado. Sintetizando objetivos para serem utilizados no desenvolvimento do trabalho.
BrocheI
lustração que tem como objetivo complementar informações visuais.
Exemplo: Danone – “Novo Sabor”.
Button
Objeto, texto ou área que podem determinar ações dispostas na tela do computador.CartãoÉ definido como cartão a folha que pesar mais de 180 gramas por metro quadrado. Menos do que isso, é nomenclaturado como papel.
Cartão duplex
Cartão fabricado em duas camadas sendo que uma delas possui qualidade superior.
Cartão triplex
Semelhante ao duplex mas com três camadas proporcionando maior resistência.
Cartaz aéreo
Cartaz destinado a ser pendurado em algum ponto de venda.
Cartazete
Cartaz de formato reduzido destinado também para pontos de venda.
Cartoon
Desenho humorístico que pode ser incorporado a algum texto ou ter existência autônoma.
Centralizar
Dispõe fotos, textos e outros objetos a fim de determina-los em iguais distâncias em relação às margens.
Charge
Representação de acontecimentos cotidianos em forma de desenhos pictóricos de caráter satírico.
CMYK
Cyan, Magenta, yellow, Black. Sistema de integração de cores primárias para a aquisição de novas composições.
Composição
Ato de compor qualquer texto destinado a impressão.Comunicação visual O processo de utilização de técnicas para transmitir mensagens da forma mais eficaz. Utilizando conhecimentos e procedimentos de composição gráfica.
Conceito
Manifestação mental de idéias ou coisas que venham a ser ou não desenvolvidas.
Conta-fio
Instrumento para a realização de avaliações de resultados de impressão. Trata-se de uma lente que possui uma distância focal ideal que facilita a visualização de impressões.
Contracapa
Lados internos que podem ser utilizados como marcadores. Também chamada de segunda ou terceira capa.
Cor primária
Cores puras que não resultam de misturas de outras cores. (ciano, magenta e amarelo). Na policromia, acrescenta-se o preto em conjunto com as três.
Cores frias
São elas: Azul, verde, violeta e suas variações.
Cores quentes
São elas: Amarelo, vermelho, laranja e suas variações.
Cores secundárias
Cores que resultam da mistura de duas cores primárias.
Cores terciárias
Cores que resultam da mistura de duas cores secundárias.
Corpo
Altura, dimensão, tipo de fonte que geralmente é medido em pontos.
Cromo
Litografia em cores.Cursiva desenho tipográfico que se assemelha à escrita manual. Geralmente com as letras não conectadas.
Decalque
Transferência de tinta impressa de uma folha para outra através de processos químicos.
Descendentes Letras que se estendem abaixo da linha de base: c, g, i, p, que e y.Desenho a traçoDesenvolvimento de qualquer arte através de linhas com cores absolutas ou únicas.
Design visual
Design gráfico.Diagrama Esquema de um plano básico de trabalho gráfico.
Diagramação
Operações utilizadas para a disposição de títulos, textos, gráficos, em uma página de publicação.
Display
Sistema promocional que tem como objetivo aumentar ou apresentar um determinado produto para o mercado.
DPI Dots per Inch
São pontos por polegadas quadradas que definem a maior ou menor resolução de impressão ou apresentação visual.
Embalagem
Recipientes que são desenvolvidos para o acondicionamento de produtos manufaturados ou industrializados.
Embalagem display
Embalagens de transporte que também são utilizadas como display no ponto-de-venda.
Embalagem econômica
Para consumos em grande quantidade, o benefício é observado através do custo do produto.
Embalagem institucional Desenvolvida para consumidores de produtos específicos. Restaurantes, hotéis, cantinas, etc.
Embalagem promocional
Desenvolvida para apresentações promocionais: Leve 3 e pague 2 !.
Embalagem primária
Tem como objetivo conter e proteger alimentos facilitando vendas em quantidades determinadas.
Embalagem secundária
Para conter e proteger produtos durante o manuseio do transporte.
Etiqueta
Marcas, rótulos ou informações contidas em produtos, embalagens, frascos e demais mercadorias.
Faixa de gôndola
Peças que podem ou não conter mensagens para apresentação e separação de produtos.
Folder
Folhetos explicativos, promocionais ou de divulgação com ou sem dobras que tem como objetivo enviar informações a um determinado receptor.
Folheto
Peça impressa com uma ou mais dobras.Fonte Conjunto de caracteres de uma mesma família tipográfica.
Formato
Dimensões de um impresso a ser definido: A0, A1, A2, A3, A4, etc.
Fotolito
Película transparente coberta por emulsão fotosensível onde se registra, por meios fotomecânicos a imagem ou texto que se deseja imprimir.
Gôndola
Prateleiras ou unidade de exposição de mercadorias para análise e consumo.
Grayscale
Imagens que possuem cores preto e branco.
GrayCinza
Cor cinzenta.
GridMalha
para auxílio de construção de diagramas ou desenhos livres.
GrifoItálico.Grotesca
Fontes sem serifa.
Identidade visual
Conjuntos de elementos visuais gráficos que representam uma empresa, produto, instituição ou outros meios existentes representativos. Simplificando: a Identidade Visual é a simplificação de uma idéia, um nome, um estilo, um produto ou serviço em forma de ícones, cores e tipos, assim como se você pensa em futebol (soccer para os Americanos), a primeira imagem que vêm a cabeça é a de uma bola com gômos brancos e pretos que é o desenho básico da bola. Desta forma você está inconscientemente identificando uma atividade esportiva através de um dos seus ícones, neste caso o futebol associado a sua bola e as cores presentes nela.
Ilha
Sistema de exposição de produtos facilitando a aquisição em quaisquer direções em um local ou ponto-de-venda.
Ilustrator
Programa desenvolvido pela Adobe Systems.
Imagem corporativa
Relações de ícones que forma a estrutura visual de uma empresa.
Tanto a partir de seus consumidores como de seus funcionários.
Imagem vetorial
Imagem com formato determinado por equações matemáticas.
Impressão
Reproduções gráficas adquiridas através de equipamentos eletrônicos.
Interatividade
Administração de recursos multimídia para a maior interação com um determinado usuário. Proporcionando um intercâmbio conversacional.
Itálico É determinado pelos caracteres direcionados para a direita.
JPEG
Joint Photographic Experts Group – Extensão que utiliza alta compactação para recursos gráficos. Comumente utilizada na Internet para o envio e apresentação de fotogravuras.
Layout
Prancha rígida em que os projetos finais são apresentados para o cliente.
Linguagem visual
Conjunto de elementos visuais que servem como base na área do design gráfico.
Livreto Livro de pequeno porte utilizado freqüentemente nas atividades promocionais.
Lombada
É denominada lombada, a parte que liga a capa frontal de uma revista ou livro, a sua capa final geralmente ligadas por colas, grampos ou costuras.
Mala direta
Mensagem de marketing geralmente desenvolvida sobre forma de folheto.
Marca de corte
Marcações que definem as dobras ou cortes de impressos.
Margem
Marca do papel que fica sem impressão onde se define a parte não impressa e a manuscrita.
Margem de refile
Margens de auxílio no corte final de publicações.
Matéria
Redação, artigo ou qualquer manuscrito.
Matriz
Elemento utilizado em processos de impressão.
Seja por clichê, fôrma ou telha dependendo dele a reprodução em série.
Mesa de luz Mesa com tampo de vidro ou acrílico que possui uma lâmpada em sua parte interna, utilizada para um maior aprimoramento do desenho ou trabalho com materiais como: filmes, slides, etc.
Mídia Termo utilizado para designar os meios de comunicação no seu conjunto ou em particular.
Miolo – Conjunto de páginas internas de publicações.Mock-upModelo em qualquer escala de produto ou embalagem.
Monocolor
Arte reproduzida em apenas uma cor.MonocromiaImpressão em uma só cor.
Multimídia
União de informações providas de diferentes recursos de som e imagens. Utiliza mais de uma mídia para ser expressa.
Multipack
Embalagem que agrupa um número determinado de um produto com finalidades promocionais.
On pack
Conjunto promocional confeccionado com filme termo-encolhível (shrink-wrapping). Exemplo: Leve 3 e pague 2.Outline Desenho de letra em que se exibe apenas os contornos.
Overlay
Papel fino, móvel, colocado sobre a prancha de uma arte com o objetivo de protegê-la.
Overprint
Impressões que utilizam sobreposições de cores nas técnicas de impressão.P&B / PxB / P/B – Formas representativas de preto-e-branco.
PageMaker
Software de editoração eletrônica fabricado pela Adobe Systems.
Indesign
Software de editoração eletrônica fabricado pela Adobe Systems. Substituto do PageMaker
Photoshop
Software de manipulação de imagens criado pela Adobe Systems.
Pictograma
Símbolo gráfico muito utilizado em sinalizações.
Plotter
Equipamento utilizado para impressões em formato A0.
Policromia
Processo de impressão que utiliza as quatro cores possibilitando, uma imagem mais nítida e fiel para com o original.
Ponto
É considerado a menor unidade de medida tipográfica.
Ponto de colaUtilizado na assistência e na montagem de embalagens.
PortfólioConjunto de impressos de uma empresa ou profissional ligados diretamente nos meios de comunicação gráfica.
PosterFolha única de papel impressa e de formato geralmente considerável (A0).
Programa de identidade visualÉ o modo de como se comportar com uma identidade visual.
Determinando a sua posição no mercado e o valor agregado à marca.
Programação visual
Termo que identifica o campo de atuação do profissional de design gráfico.
Público-alvoGrupo de consumidores a serem estudados e atingidos com publicações ou mídias de informação.
Refilar
Acabamento dado para determinar dimensões menores que as originais adquiridas.
Resolução
Grau de apresentação de imagem impressa ou visualizada em tela. A melhor apresentação e o melhor grau de nitidez, estão diretamente proporcionais ao aumento da resolução.
RótuloImpresso que tem como objetivo fornecer informações sobre um determinado produto.
RoughRafe ou rascunho, é utilizado na primeira fase de estudos por um designer. Vem antes do layout e da arte final.
SemânticaParte da semiótica que estuda a relação do signo com o objeto que designa.
SemióticaÉ conhecida como a ciência dos signos. Está sendo aplicada nas áreas de comunicação visual e gráfica.
Serifa
Traços finos e pequenos incorporados a determinados tipos de fontes.
SignoNa semiótica, é algo que de algum modo representa alguma coisa para alguém. Um exemplo: Uma placa com o signo - Proibido fumar – Ela possui um sentido traduzido sem a necessidade da escrita.Símbolo – Figura não verbal que possui expressão visual.
SloganFrase curta e de efeito que geralmente possui apelo persuasivo.
Tetra PakEmbalagens semi-rígidas para o acondicionamento asséptico de alimentos.
TipografiaArte ou técnica de criação simbólica de sinais ortográficos.
TotemPeça de sinalização vertical localizada no chão.
Totem aéreo
Peça de sinalização vertical localizada no teto.
TransferDecalque.Vincar – Produzidos por pressão, são utilizados para facilitar a dobragem dos papéis.
Web designÁrea do design especializada nas atividades de planejamento e confecção de homepage pages na Internet.
Fontes Bibliograficas:
Glossário ABNT - ABC do design.
Ornaldo José Lisboa Leite