No mercado o setor de marketing visa estimular a demanda por um determinado produto ou serviço, envolvendo ações de branding na construção e posicionamento de uma marca.
Produto que não tem marca é considerado commoditty ou item genérico, que depende somente do preço para agregar algum valor ao produto.
Além da tipologia da marca é necessário construir uma significação para ela, algo que associe ao desempenho e valor que o produto/marca pretende induzir no consumidor.
Após escolher o nome da marca, inicia-se umtrabalho que elaboração de identidade visual e conceitual.
O nome da marca deve ser coerente com o valor do produto, se o produto é de alta qualidade, a marca não deve fazer lembrar algo de ruim ou de baixa qualidade.
A marca escolhida por uma empresa pode ter origem no nome do fundador da empresa, de um local, atributo do produto, estilo de vida ou inventado, veja exemplo:
Nome do fundador: Honda;
Nome de um local: American Express;
Atributo: Sonoleve;
Estilo de vida: Sempre Livre;
Inventado : Exxon.
A marca deve evocar sobre os benefícios do produto, da qualidade, ser curta e fácil de pronunciamento, ser única e original e não apresentar problemas de tradução homônima em outras línguas.
Além dessas características deve expressar o valor da empresa que a fabrica, a personalidade e sugerir o tipo de usuário que se identificará ao comprá-la.
Por Fernando Rebouças
Fontes: Kotler, Philip. Marketing Para o Século XXI : como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo, Futura, 2000.