Por: Ornaldo José
Uma imagem
corporativa bem construída deve transmitir uma mensagem única, tornando visível
o posicionamento da empresa e transmitindo conceitos ligados a ela. Nesse
sentido o design gráfico assume uma importante função, uma vez que ele é uma
das ferramentas responsáveis pela construção de uma imagem corporativa forte
através de um programa de identidade corporativa eficaz e também por toda a
concepção visual dos valores da empresa.s
É neste contexto que
surge uma questão importante a ser discutida, a respeito da importância de se
integrar a ferramenta design gráfico ao planejamento estratégico de uma
empresa, para que ela usufrua deste diferencial da melhor maneira possível,
visando otimizar seus resultados mercadológicos.
FERNANDES (2003)
define planejamento estratégico como sendo “o conjunto de ações desenvolvido de
forma consciente e coordenada visando, a longo prazo, colocar a empresa em
vantagem perante seus concorrentes”.
Neste sentido, o
processo de planejamento estratégico de uma empresa deve envolver todos os seus
setores, buscando não apenas atuar sobre sua imagem corporativa, mas também
sobre a qualidade de seus produtos e serviços ofertados ao mercado. Assim, é
importante integrar o design gráfico neste contexto, pois, como observa
MAGALHÃES (1995), o processo de design deve ser capaz de definir requisitos do
produto (bem ou serviço) a partir de dados originados de um contexto mais
amplo, em que o design se insere.
Mais especificamente,
o processo de design gráfico está presente em todas as atividades industriais
necessárias para se produzir e vender um produto ou serviço.
O design gráfico
destaca o consumidor, o usuário e a própria sociedade como seus beneficiários,
buscando equilibrar as necessidades do mercado, a capacidade de produção e a
sociedade.
Dessa forma sendo o
design gráfico uma atividade multidisciplinar que se correlaciona com outras
áreas de fundamental importância no planejamento estratégico de uma empresa, é
importante que ele esteja presente em toda a etapa de concepção e desenvolvimento
de projetos de design gráfico, como por exemplo a identidade corporativa, e não
somente em seus momentos finais.
Conforme teoriza o
designer americano ROBERT BLAICH (1996), o design passa a atuar, dentro desse
sistema complexo e altamente multidisciplinar, como um elemento de integração,
uma ponte que liga e traduz diversas linguagens (que são as diversas áreas de
conhecimento envolvidas), em uma só: qualidade final do projeto e a satisfação
do cliente.
Do contrário, o
resultado será uma comunicação superficial e descontinuada, cumprindo apenas a
sua função visual de ser agradável aos olhos, mas esquecendo-se do principal,
que é transmitir mensagens de maneira eficiente e gerar valor aos consumidores.
autor: Ornaldo José
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