Por: Ornaldo José - Abril de 2012
Atualmente a economia anda aquecida e a inflação está em alta devido ao forte crescimento do consumo, porem a competição entre as empresas continua em alta e é bastante acirrada, e como nos destacar na concorrência?
Nos dias atuais, no mundo dos negócios, continuar competindo passou a ser sinônimo de sobrevivência. Enquanto grandes empresas buscam fatias cada vez maiores do mercado, as empresas de pequeno porte se preocupam com a sobrevivência. Não basta apenas se preocupar com os concorrentes atuais, precisamos nos preocupar com os concorrentes que ainda estão por vir, puseram de novo para alugar o espaço ao seu lado... Enquanto muitas fecham, outras prosperam e crescem com pessoas preparadas e cheias de gás para queimar! Existem empresas que estão agindo no silencio e nós nem percebemos, quando nos damos conta, elas já estão “bombando”, ou seja, fazendo sucesso, firmes e fortes ganhando cada vez mais mercado e com isso influenciando os seus clientes à migrarem. Mas como competir de forma eficiente e se manter firme e forte num mercado tão acirrado? Não basta ser muito bom onde muitos são bons, tem que se diferenciar e buscar sempre sair na frente, ser sempre o melhor, ser a referência. Mas como?
Organização.
Segundo Maximiano(1992)1 "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.
Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."
Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."
Toda empresa requer um mínimo de organização, daí o nome “organização”, comece por ai, para que possamos ter sucesso temos que trabalhar de dentro para fora, como se diz um dito popular, “Costume de casa vai à praça”, que é uma verdade, uma empresa limpa, organizada e bem setorizada anda bem mais fluída e minimiza bastante os tropeços do percurso, evitar o desperdício também faz parte da organização, saber delegar tarefas à determinados colaboradores reduz a sobrecarga para o administrador que poderá desprender mais tempo para tarefas de punho estratégico e decisivo.
Nas minhas consultorias vejo muitas empresas nascerem com vontade de crescer mais se esquecem desse primeiro passo, organizar de dentro para fora e algumas acabam fechando ou deixando de crescer como poderiam, o simples fato de não crescer no tempo certo pode resultar em uma fadiga e um posterior fracasso.
Inspiração.
Procure inspirar-se nas maiores e melhores, os times que estão ganhando, busque estudar as estratégias dos vencedores, analisar com o olhar externo é sempre muito positivo, pois conseguimos enxergar as qualidades e defeitos existentes, dessa forma dá pra seguir algumas formulas, aplicar melhorias com um toque pessoal de forma bem original. Avalie a qualidade dos produtos vendidos no concorrente, quantidade, apresentação e o atendimento. Verifique qual é o produto mais pedido ou comprado, assim você pode ter ideias inovadoras para novos produtos ou simplesmente melhorar os já existentes.
Motivar e ser motivado.
Devemos buscar nos motivar sempre, lendo, pesquisando, dedique um tempo para a análise de mercado, dedique mais tempo para estudar e conhecer novamente sua empresa, faça cursos de reciclagem dentro de sua área de atuação, todo empreendedor deve manter o mesmo entusiasmo de gerir seu negócio de quando começou, o mesmo entusiasmo pelos produtos ou serviços prestados de quando esses foram idealizados, na verdade devemos sempre reinventalos. Quando se cai na rotina passa-se a acreditar que não precisa mais se renovar, que está tudo muito bom, que temos os melhores produtos do mercado, vendemos os nossos produtos ou serviços de maneira automática e não nos preocupamos mais com o que os nossos clientes pensam sobre os mesmos, deixando muitas vezes de escutar opiniões importantes para saber quando e o que mudar, vendemos de qualquer jeito, nossos argumentos viram frases frias e decoradas de forma automática e as vendas tendem a diminuir na mesma medida em que os nossos clientes vão se sentindo desprezados. Quando acreditamos no que fazemos, nos dedicamos, demonstramos e convencemos nossos clientes de que nosso produto ou serviço são de excelente qualidade, nesse momento devemos mostrar as nossas qualidades e nunca puxar o tapete dos nossos concorrentes, nessa hora devemos nos preocupar em oferecer o melhor aos nossos clientes. Todos nós percebemos quando algo é feito com amor, dedicação e cuidado e isso se reflete no produto.
Visões de qualidade do produto ou serviço.
São duas visões de qualidade do produto ou serviço, uma de quem vende (empresa) e outra de quem compra (cliente). Na visão do cliente, seu produto ou serviço deve se destacar pelo preço, design, disponibilidade, variedade, forma do atendimento, utilização, aplicabilidade, praticidade, versatilidade, garantia, e qualidade, sem esquecer que a qualidade é aquilo que o cliente enxerga como tal.
Na visão do empreendedor deve se destacar na forma de como o produto ou serviço é preparado, fabricado, embalado, manuseado, armazenado, apresentado, ofertado, vendido e entregue ao cliente, sem esquecer que esse produto ou serviço deve satisfazer e surpreender todas as expectativas do cliente. São duas visões distintas e que o empreendedor deve se atentar, a visão simplista da qualidade não conseguirá cativar ou satisfazer o cliente, pois ele esta cada vez mais exigente e consciente.
Na visão do empreendedor deve se destacar na forma de como o produto ou serviço é preparado, fabricado, embalado, manuseado, armazenado, apresentado, ofertado, vendido e entregue ao cliente, sem esquecer que esse produto ou serviço deve satisfazer e surpreender todas as expectativas do cliente. São duas visões distintas e que o empreendedor deve se atentar, a visão simplista da qualidade não conseguirá cativar ou satisfazer o cliente, pois ele esta cada vez mais exigente e consciente.
Se somado a todos esses quesitos existir um diferencial no atendimento o sucesso virá rapidamente.
Marketing estratégico “Informação e divulgação”.
Em se tratando em competir, que vença o melhor... Como? Primeiro não subjugue nenhum concorrente seu, seja ele representativo ou não. Descubra tudo que puder sobre os produtos e serviços que eles oferecem, a maneira que os divulgam e os apresentam ao mercado. Aprenda sobre é a política comercial das empresas, níveis de preços, produtos do seu nicho de mercado, e principalmente quem é seu público. Conheça principalmente seus clientes, para satisfazer seus clientes é preciso conhecê-los bem. Identifique suas preferências, hábitos e necessidades. Estabeleça um relacionamento mais firme, profundo e íntimo, deixe claro seu compromisso de atendê-los cada vez melhor e de forma cada vez personalizada. Mas não esqueça, a ética na competição é algo imprescindível.
Estruture-se para divulgar e apresentar seus produtos e serviços de forma que tanto seus futuros clientes, quanto os atuais conheçam seus pontos fortes, sua missão empresarial e seus valores.
Faça deste procedimento uma rotina, um hábito, pois seus clientes só irão gravar os valores de seus produtos e serviços se você estiver sempre aparecendo e se mostrando para o mercado, seja persistente, divulgue, divulgue e divulgue sempre e todos os dias, explore todas as ferramentas existentes nos dias atuais, desde flyers (panfletos) populares impressos e distribuídos manualmente de mão em mão, jornais, revistas, malas diretas, propaganda boca a boca, ligações, às mídias mais caras com tv e rádio, mais não se preocupe se algumas das mídias impressas, tv e rádio não estiverem ao seu alcance, hoje temos o veículo que mais cresce e ao alcance de todos nós, sim é essa mesmo em que você esta navegando, a internet, uma mídia de grande e poderoso alcance, explore bastante, pois é de baixíssimo custo.
Design e suas facetas, onde elas entram?
Como enfatizar tudo isso aos olhos do consumidor, pessoas que vêem a empresa que representa o produto que esta sendo ofertado? É nessa hora que entra o Design Gráfico, ele é o responsável de aplicar no material impresso todas as campanhas de publicidade e propaganda desenvolvidas para as empresas por publicitários e profissionais do marketing, além de todo o material institucional de divulgação, que são eles; Identidade coorporativa, brand, cartões de visita, catálogos, folders, flyers, embalagens de produção impressa e etc, já Design de Produto fica responsável em projetar o mesmo propriamente dito, seja ele em escala industrial ou artesanal, além de auxiliar no desenvolvimento do produto intangível que conhecemos como serviço, já a função da ferramenta de Web Design é apresentar os dois anteriores virtualmente de forma a levar todas as informações até o cliente, onde ele estiver, o design em sua essência é uma ferramenta de concepção, construção e conceitualização do produto ou serviço, mais sem sombras de duvidas ela é principalmente conhecida como uma ferramenta de sedução visual.
Autor: Ornado José
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